Início / Cultura / Biblioteca Contêiner Tenório Telles inaugura sábado, dia 14

Biblioteca Contêiner Tenório Telles inaugura sábado, dia 14

Primeiro projeto cultural apoiado pelo Grupo Chibatão, a Biblioteca de Incentivo à Leitura Tenório Telles inaugura sábado, dia 14, às 10h, na área verde do Conjunto João Bosco, no Bairro de Flores, para atender toda a comunidade do entorno.

A biblioteca, que funcionará dentro de um contêiner, foi idealizada pelo pedagogo, escritor e autor do projeto “Navegando e Lendo”, Jorge Klein. Ele já sonhava com o projeto há quatro anos, mas apenas em 2016 foi possível sua concretização, graças à doação do contêiner pela Aliança Navegação, e reforma e adaptação pelo Grupo Chibatão.

Na inauguração, haverá presença do homenageado, o escritor Tenório Telles, que leva o nome da biblioteca. Tenório é natural de Anori, no Amazonas, é professor, poeta, ensaísta, dramaturgo, crítico literário e membro da Academia Amazonense de Letras. Na ocasião, a Banda do Comando Militar da Amazônia também estará presente.

De acordo com o professor Jorge Klein, o propósito da biblioteca é fazer leitores através de empréstimos de livros e realização de palestras para os moradores das adjacências. “Queremos que o exemplo seja seguido. Deveria ter um desses, ao menos, em cada bairro de Manaus e em todos os municípios do Estado. Se quisermos diminuir as desigualdades sociais, a violência e melhorarmos economicamente, será fazendo leitores literários, exercício aeróbico cerebral, base para o aprendizado didático”, declara.

O Diretor Executivo Geral do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, comentou acerca do projeto. “O Grupo Chibatão está muito feliz em poder participar desse projeto de incentivo à leitura e educação. O contêiner foi totalmente adaptado e está pronto para receber a comunidade”.

A Biblioteca de Incentivo à Leitura Tenório Telles começa com um acervo de 7 mil livros, exposta numa área arborizada e ainda recebeu grafite com temas regionais de artistas do Associação de Cultura do Estado Amazonas(ACEAM).

O Diretor Presidente do Grupo Chibatão, Jean Bergson, afirmou que espera que a biblioteca traga bons frutos, “É uma satisfação poder contribuir com esse projeto, nada melhor que incentivar a leitura! O Grupo Chibatão já colabora com diversos projetos sociais e está buscando cada vez mais atuar junto à sociedade manauara”, salientou.

A Biblioteca irá funcionar todos os sábados das 9h às 12h e das 14h às 16h45.

A intenção de Jorge Klein é fazer com que o projeto tenha ainda oficinas de artes, desenho e música. A Biblioteca está atualmente situada na frente do bloco 22, Parque Residencial Senador João Bosco Ramos de Lima, Flores, Av. Torquato Tapajós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money