Início / Saúde / Encontro de Saúde em Brasília vai trazer benefícios para o Amazonas

Encontro de Saúde em Brasília vai trazer benefícios para o Amazonas

O Conselho Nacional de Saúde está reunido em Brasília discutindo as ações para a melhoria do setor no País O encontro reúne secretários Estaduais de Saúde e conta com a presença do Ministro da Saúde Ricardo Barros e tem como finalidade buscar as ações integradas e definir metas para a melhoria de repasses, diminuindo a burocracia que afeta diretamente os gestores.

O momento é somar esforços para efetivar melhorias para a população, afirmou Pedro Elias

Um dos assuntos discutidos foi à revitalização dos repasses de recursos financeiros que vai beneficiar o Amazonas diretamente, uma vez que o Estado é penúltimo em renda per capta a receber recursos da União, além disso o processo de simplificação vai facilitar a gestão, o Secretario de Saúde do Amazonas, Pedro Elias de Souza, destacou que desde 2007 os repasses são feitos nos chamados Blocos de Gestão, como por exemplo Bloco de Média Complexidade Alta, Bloco de Vigilância e Saúde e de Assistência Farmacêutica por exemplo “Esses recursos não podem ser remanejados e isso de certa forma deixa o gestor engessado A revitalização vai melhorar a administração”, disse.

Para o Secretario de Estado da Saúde do Amazonas, Pedro Elias, o momento é somar esforços para efetivar melhorias para a população. Ele destacou o esforço do governador José Melo na busca de recursos para o Estado em especial para a área de saúde que vem ganhando melhorias.

Ele destacou ainda que o Encontro trouxe uma discussão levantada pelo Amazonas desde o inicio da Administração José Melo, que é a regionalização das ações de Saúde dos Municípios Polos. Pedro Elias afirmou que o Amazonas tem nove regiões de Saúde e é importante que os procedimentos de média complexidade sejam feitos nesses municípios, além de agilizar, o atendimento evita a remoção do paciente para a capital, que além de gerar desconforto para o paciente e a família, eleva o custo de atendimento, pois todo o procedimento de transporte é via área, uma vez que o Amazonas não tem malha viária.

Outro assunto em pauta foi o Médico da Família, que segundo o Ministro é um bom projeto, mas foi desenvolvido de forma errada, alguns municípios receberam bastantes médicos enquanto que outros padecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money