Início / Cidades / Equipes da prefeitura estão nas ruas atendendo prejuízos decorrentes da chuva

Equipes da prefeitura estão nas ruas atendendo prejuízos decorrentes da chuva

Equipes da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estão nas ruas em virtude das 32 ocorrências registradas até às 19h30 deste domingo, 22, com a chuva. A maioria dos chamados para a central de emergência do 199 foi de alagamentos, totalizando 17 pontos na cidade.

Além das equipes nas ruas, a própria central do 199 recebeu reforço neste domingo. “A Defesa Civil está dando prioridade às ocorrências de risco à vida. Estamos reunidos na central e com nossos agentes nas ruas”, disse o secretário da Casa Militar, Coronel Darcelo Gomes.

Foram três chamados para desabamentos parciais de casas – duas no Riacho Doce, zona Norte, e outra no Santa Inês, zona Leste.

Os 17 alagamentos foram no bairro de Petrópolis, zona Sul; Mundo Novo e Rio Piorini, Monte Sião, Cidade de Deus, na zona Norte; Hileia, zona Centro-Oeste; Novo Aleixo, Amazonino Mendes, Grande Vitória, São José e em diversos pontos do Jorge Teixeira, na zona Leste .

O Jorge Teixeira também contabilizou três deslizamentos de barracos (nas ruas Miratinga, Magnólio e Targete). Na Miratinga, o deslizamento do barranco atingiu uma casa de madeira. A família foi orientada a sair e ir para a casa de parentes. A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) foi acionada para cadastro e irá no local nesta segunda-feira, 23. Outros dois deslizamentos foram registrados na Cidade Nova, zona Norte e Santa Inês, zona Leste. Ainda no Jorge Teixeira, um muro desabou na rua L. Na Cidade Nova, uma árvore caiu sobre uma residência.

 

Muros em escolas e UBS desabaram

A chuva também fez com que os muros de duas escolas municipais desabassem – Escola Municipal Themistocles Gadelha, no Jorge Teixeira, e da Escola Municipal Maria Auxiliadora Azevedo, no João Paulo 2. Devido ao ocorrido, equipes de Engenharia da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Seminf foram deslocadas as duas unidades de ensino. A Semed também acionou a Polícia Militar e o Centro de Operações em Segurança Escolar (Cose) para reforçar a segurança nas áreas.

Além disso, a partir desta segunda-feira, 23, a Semed, em parceria com a Seminf, vai começar a retirada de entulho das escolas, para que as empresas de manutenção escolar da secretaria comecem a reconstrução dos muros. A Semed comunica, ainda, que não houve nenhum outro dano à estrutura das escolas. Além de ajudar com a retirada do entulho, a Seminf também fará a limpeza e manutenção da drenagem da área.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Avelino Pereira, localizada ao lado da escola Maria Auxiliadora Azevedo, também sofreu prejuízos com a queda do muro para dentro de seu terreno. Com o ocorrido, a equipe do Distrito de Saúde está fazendo a avaliação dos danos e a previsão de providências necessárias. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já comunicou a empresa de segurança  para o reforço da segurança no local, uma vez que a unidade ficou vulnerável.

Até agora, os pluviômetros da Defesa Civil registraram 67,6mm de chuva na zona Centro-Sul, 33,2mm na zona Sul e 89,2mm na zona Norte.

Os agentes da Defesa Civil e demais órgãos da Prefeitura de Manaus continuarão nas ruas até que todas as ocorrências sejam atendidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money