Início / Cultura / José Polari lança mais um livro

José Polari lança mais um livro

O escritor amazonense José Polari lança nesta sexta-feira, dia 2 de junho, o livro “Antes”, de sua autoria, romance ambientado na região, numa época anterior à chegada dos colonizadores cristãos europeus. O cenário é a ilha Saracá, onde hoje está localizada a cidade de Silves, no Amazonas, e o território em seu entorno: o lago Canaçari e os rios Amazonas, Urubu, Sanabani e Itapani.

Sem qualquer pretensão antropológica, haja vista a falta de estudos históricos sobre o modo de vida dos índios naquela época, o romance retrata de forma ficcional o dia a dia de guanavenas, caboquenas e bararurus, tribos que habitavam o lago Canaçari. A formação de alianças guerreiras servia principalmente para impedir que tribos mais poderosas, como muras e omáguas, conquistassem o sagrado território dos ancestrais desses povos.

Por causa das ameaças constantes vindas de vizinhos belicosos, as três tribos formaram uma aliança para se proteger, mas que ficou fragilizada pelas ambições pessoais dos caciques guerreiros em busca de predominância. Em meio às guerras constantes, algumas para repelir ataques inimigos, outras para se vingar desses mesmos ataques, se desenrola o improvável amor entre Tawacã, a índia xamã, e Yepá, o guerreiro ressuscitado, personagens que estão nas páginas do livro desde a primeira até a última.

Historicamente, na ilha Saracá foi constituído o primeiro núcleo habitacional cristão no território que viria a ser o Estado do Amazonas. Seus fundadores eram padres espanhóis, da Ordem das Mercês. Nesta época, ainda estava em vigor o Tratado de Tordesilhas e a maior parte da Amazônia pertencia ao reino de Espanha, cabendo a Portugal apenas a foz do rio Amazonas, protegido pela cidade de Belém.

O livro Antes é uma produção independente, tem 315 páginas, e novamente traz o município de Silves para o cenário literário do Amazonas, visto que a região já foi visitada em outras obras do autor. Este é o terceiro livro publicado por José Polari, que lançou ainda “Água de Afluente” pela Ufam (1995), e “Os Luditas”, pela Editora Valer. Polari é formado em Comunicação Social pela Ufam, tem pós-graduação em Direito Publico (Esbam) e é funcionário público estadual concursado no cargo de investigador da Polícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money