Início / Cidades / Oficina de Maracatu para iniciantes no Parque Municipal Ponte dos Bilhares

Oficina de Maracatu para iniciantes no Parque Municipal Ponte dos Bilhares

O Parque Municipal Ponte dos Bilhares, administrado pela Prefeitura de Manaus, dará início neste domingo, 8, a partir das 17h, a uma série de oficinas de maracatu para iniciantes, oferecida pelo grupo de maracatu Eco da Sapopema. O grupo existe desde 2009 e possui atualmente 25 integrantes.


PARQUE PONTE DOS BILHARES

A iniciativa visa divulgar o ritmo do maracatu, além de oferecer mais uma opção cultural para os frequentadores do parque, neste período de férias escolares. As oficinas são gratuitas e acontecerão ao longo dos quatro domingos do mês de janeiro, no anfiteatro da primeira etapa do parque. Qualquer pessoa, a partir dos dez anos de idade pode participar.

 

“A ideia surgiu a partir do contato mantido pelo maracatu com a administração do parque. Eles estavam buscando um espaço público para a realização do trabalho e nós decidimos incluir na programação de atividades do parque como uma opção a mais para os nossos frequentadores”, afirma o gestor do Parque Ponte dos Bilhares, Dalison Neto. De acordo com o coordenador musical do grupo, Caio Fábio, a ideia foi a de levar o trabalho que já é realizado há bastante tempo pelo grupo para um dia e um local mais acessíveis.

 

Quem participar das oficinas vai conhecer um pouco da história e aprender a tocar instrumentos como alfaia, caixa, gonguê e agdê. O maracatu é um ritmo musical brasileiro adapto pelos escravos vindos da África, no período do Brasil Colonial. Surgiu como uma intervenção de negros que faziam um cortejo para coroar seus reis.

 

“Começamos com um breve histórico do maracatu, abordamos as diferenças entre os maracatus de baque-virado e de baque-solto e ensinamos a tocar os instrumentos que compõem a batucada”, informou Caio. As oficinas acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29 deste mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money