Início / Saúde / Operação ‘Baladas Noturnas’ da Visa Manaus inspeciona casas de show e autua por irregularidades

Operação ‘Baladas Noturnas’ da Visa Manaus inspeciona casas de show e autua por irregularidades

Quatro casas de show foram inspecionadas pela Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no último sábado, 28. A ação educativa e preventiva, faz parte da operação ‘Baladas Noturnas’, para prevenção, avaliação e controle de risco sanitário nesses estabelecimentos comerciais que recebem muitos frequentadores. A operação contou com um efetivo de quinze profissionais, entre gerentes de vigilância sanitária, fiscais e motoristas e apoio da Força Tática da Polícia Militar. 

“Esta operação inicia a programação de fiscalização nas casas noturnas espalhadas em toda a cidade. A nossa finalidade é garantir a integridade da população nesses espaços, principalmente com relação a saídas de emergências em casos de incêndio e acondicionamento de alimentação e bebidas”, explicou a gerente de Vigilância de Serviços, Ingrid Correa.

 

Foram aproximadamente cinco horas de operação em duas zonas da capital. Na zona Centro-Sul, a inspeção ocorreu nas casas Rancho Country, na avenida Nilton Lins, e All Nigth, na avenida Efigênio Sales. Na zona Oeste, a fiscalização visitou o Porão do Alemão, na travessa Ponta Negra, e o Forró João de Barro, na avenida do Turismo.

 

“Nós procuramos trabalhar de acordo com a lei. No nosso estabelecimento estamos sempre investindo em infraestrutura, em produtos de qualidade e boas condições de trabalho aos nossos funcionários. Quando a fiscalização comparece ao nosso espaço, somos orientados e também tiramos dúvidas. Com isso, quem sai ganhando é o cliente que recebe um ótimo atendimento”, ressaltou Isaías Marques, um dos gerentes do Porão do Alemão.

 

Operação

 

Durante as visitas, a equipe fiscalizadora percorre o estabelecimento comercial analisando o ambiente disponível aos clientes e orientando proprietários e funcionários das irregulares existentes. A Gerência de Vigilância de Serviços é responsável pela verificação da documentação legal do estabelecimento e dos colaboradores como a exigência da Licença Sanitária e exames admissionais. O departamento de Engenharia de Infraestrutura realiza a verificação das composições prediais que envolve as condições elétricas da estrutura, saídas de emergências, banheiros, pisos, placas sinalizadoras e climatização.  Já a gerência de produtos avalia o acondicionamento e a validação de bebidas e alimentos, equipamentos de uso obrigatórios e fardamento.

 

Autuações

 

A operação começou por volta das 20h30, de sábado, no Rancho Country. No decorrer da inspeção, o estabelecimento foi autuado por diversas irregularidades nas três gerências avaliadas e teve uma de suas cozinhas interditada por oferecer riscos sanitários tanto aos clientes como aos funcionários. O Forró João de Barro também não estava obedecendo às regras exigidas pelos departamentos da Visa Manaus e acabou autuado. Já as casas de show All Nigth e Porão do Alemão foram analisadas e atenderam as normas obrigatórias.

Para que os estabelecimentos autuados voltem a funcionar, os proprietários devem comparecer à sede da Visa Manaus, no Complexo de Saúde Oeste, localizado na rua Coronel Paulo Lasmar, n° 10, conjunto Santos Dumont, Bairro da Paz, em três dias úteis para se regularizarem e se adequarem.

 

O consumidor que se sentir lesado e tiver interesse em denunciar qualquer tipo de risco à saúde dentro de casas noturnas podem entrar em contato com o ‘Disque Vigilância’ no 0800 092 0123.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money