Início / Saúde / Pacientes do Hospital Francisca Mendes contam com aparelho ecocardiógrafo de alta precisão para o diagnóstico de doenças cardíacas

Pacientes do Hospital Francisca Mendes contam com aparelho ecocardiógrafo de alta precisão para o diagnóstico de doenças cardíacas

Celeridade e precisão nos tratamentos das doenças cardiovasculares são alguns dos principais benefícios trazidos pelo aparelho de ecocardiograma infantil, que é capaz de fornecer imagens tridimensionais em tempo real e ampliar a capacidade de diagnósticos de doenças do coração. O equipamento está em pleno funcionamento na Fundação do Coração Hospital Francisca Mendes (HUFM), que é vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), e faz parte dos investimentos do Governo do Amazonas com a perspectiva de ampliar atendimentos na unidade hospitalar.

O ecocardiógrafo 3D permite uma interpretação mais completa do coração, com mapeamento total do órgão. Isso dá condições para os médicos identificarem os tipos da doença no coração e apontarem as indicações cirurgias para correção. Com a nova tecnologia, crianças em fase de diagnóstico de doenças cardíacas não precisarão se submeter a exames considerados invasivos, como o cateterismo ou a angiotomografia, procedimentos que exigem anestesia geral.

 

“O hospital está dando mais um avanço. Com esse aparelho podemos analisar as estruturas do coração em três dimensões. Quando eram feitos os exames nos aparelhos de duas dimensões tínhamos dificuldades de dar o diagnóstico. Com o equipamento, estamos em fase de implementação do exame do coração do bebê ainda dentro do útero, que é o ecocardiograma fetal. Esse diagnóstico do coração da criança é fornecido antes mesmo antes de a criança nascer e os resultados são melhores, a mortalidade cai e a criança consegue ter uma sobrevida maior”, afirmou o médico cardiologista pediátrico, Ronaldo Camargo.

 

Em média, por ano, 400 crianças realizam exames para identificar problemas cardíacos no Francisca Mendes, na zona Norte de Manaus. Em dois anos, 214 cirurgias foram realizadas para a cura da doença somente em crianças.

A dona de casa Diana Moura, 36, levou o seu filho, João Victor, de 9 anos de idade, para realizar o exame do coração já com o novo aparelho. “Chegou em boa hora porque antes alguns exames não eram feitos por falta de equipamentos, e  graças a Deus tem esse aparelho novo  que promete trazer melhores condições para as pessoas que mais precisam dos atendimentos aqui no hospital, como foi o caso do meu filho”, disse.

 

Com oito meses de gestação, a assistente administrativa Mayara Ferreira, 32, fez o ecocardiograma fetal para saber como está o coração do seu futuro bebê. Satisfeita com o relatório, agora é só aguardar o dia do parto para a chegada do filho. “Fiquei feliz pela consulta ser feita dessa maneira porque trouxe mais apoio para os pacientes e para as futuras mamães, como eu, que precisam ter um retorno da saúde de seus bebês, até mesmo para tratar, quando existir, qualquer tipo de cardiopatia”.
Equipamentos – Somente com o novo ecocardiógrafo, foram investidos R$ 329 mil com a perspectiva de ampliar o número de atendimentos na rede hospitalar. Para o Hospital Francisca Mendes, a Susam entregou novos monitores cardíacos e está adquirindo um novo equipamento de hemodinâmica e dois aparelhos de anestesiologia para as cirurgias de coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money