Início / Política / Pescadores buscam parceria com Governo Federal para comercialização de pescado em todo País

Pescadores buscam parceria com Governo Federal para comercialização de pescado em todo País

Pescadores de todo Brasil poderão, em breve, comercializar seu pescado para o Programa Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, que distribui alimentos gratuitamente para instituições de assistência social, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e famílias carentes de todo País.

Segundo Walzenir Falcão, a previsão é que o acordo entre pescadores e Governo Federal seja fechado nos próximos meses

A previsão é que o acordo entre pescadores e Governo Federal seja fechado nos próximos meses, explicou o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores (CNPA), Walzenir Falcão.

A proposta é beneficiar milhares de pescadores de todo Brasil, que poderão vender o pescado diretamente para o Governo Federal, com a dispensa de licitação.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, disse que existe interesse em fechar parceria com os pescadores, porém o cuidado é quanto às condições de conversação e manuseio do pescado.

Rocha explica que maior dificuldade para incluir fornecedores de alimentos para o Governo Federal é a falta de condições sanitárias. “Enfrentamos diversos problemas como a contaminação dos alimentos, o que impede que o produto seja incluído no PPA e vendido para o Exército, por exemplo”, afirmou.

O secretário acrescenta que o governo busca incentivar a produção de alimentos, como ocorre na agricultura familiar, e que o próximo passo é incentivar a pesca artesanal, com a compra de peixes de várias espécies.

“Executamos o PAA em vários Estados do País. Queremos agora ampliar a compra do pescado e qualificá-la”, desta Caio Rocha. “Já existe a determinação do Governo Federal de incluir a Região Amazônica no PAA. Dessa forma queremos incentivar a economia da região”, acrescentou.

Walzenir Falcão concorda que o pescado deve estar com qualidade para ser distribuído, fresco ou congelado, para as instituições e comunidades carentes. “Vamos trabalhar em parceria com órgãos do Governo Federal para ensinar aos pescadores as técnicas de conservação e manuseio do pescado”, planeja o presidente da CNPA.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado do Amapá (FEPAP), Leidinaldo Gama; o presidente da colônia Z12 de Manaus, Miguel Falcão; o representante da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (FEPESBA), José Carlos Rodrigues, e o presidente da Z6 do Amapá, Raimundo Nobre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money