Início / Cidades / Sistema Sepror e Associação dos Municípios firmam parceria para desenvolvimento do setor primário

Sistema Sepror e Associação dos Municípios firmam parceria para desenvolvimento do setor primário

O Sistema Sepror e a Associação Amazonense de Municípios (AAM) começam a atuar em parceria para o desenvolvimento do setor primário, agropecuário e pesqueiro nos municípios do interior do Estado. Em reunião realizada entre as entidades, nesta segunda-feira, dia 23, foram definidas as agendas prioritárias para o setor. 

De acordo com o secretário de Estado da Produção Rural, Hamilton Casara, a participação da AAM no processo de integração das ações do setor primário é fundamental. Para ele, a entidade atuará como uma ponte entre o Sistema Sepror – Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). – e as prefeituras dos municípios.

“A Associação é quem conversa diariamente com todos os municípios do interior do Estado e está mais conectada aos administradores municipais. Ela vai facilitar enormemente nossa proposta de integração, assim como no alinhamento das metas que estamos traçando como prioritárias para o desenvolvimento do setor em todos os municípios”, destacou.

Outro ponto estratégico dessa pareceria, segundo Casara, é a otimização dos recursos humanos e, ainda, de logística. “A Associação dos Municípios vai ajudar como uma facilitadora e como instrumento de integração nos municípios. Com isso vamos otimizar nossos recursos humanos e estruturais fortalecendo as ações que vamos empreender em cada campo”, pontuou.

Para o presidente da AAM, João Medeiros Campelo, com essa parceria os municípios ganham ainda mais visibilidade e atenção para fomentar suas cadeias produtivas. “Estamos não apenas disponibilizando um espaço para o diálogo, mas colocando nossa estrutura para compor esse plano de ação que vai fomentar ainda mais a economia dos municípios. Ninguém melhor do que a Associação e os prefeitos desses municípios para saber as reais necessidades da sua região. Esse olhar da Sepror para os municípios e essa atuação fará toda a diferença ao final do processo”, destacou.

Plano de Ação – A integração do Sistema Sepror e as parcerias firmadas com as prefeituras e, agora, com a AAM vai ao encontro das ações que o Governo do Estado vem realizando para potencializar as ações na Matriz Econômica Ambiental. A proposta do Sistema Sepror é elaborar em parceria com as prefeituras acordos de cooperação técnica para fomentar a economia dando ênfase para a potencialidade de cada um.

O município de Rio Preto da Eva (a 79 quilômetros de Manaus) foi o primeiro a assinar o acordo. A meta é estimular a piscicultura local e ampliar a assistência técnica de projetos que visam impulsionar o trabalho dos produtores rurais na cidade.

“Nós precisamos fortalecer as atividades de piscicultura, de fruticultura e da agroindústria e integrar as ações das áreas técnicas da Secretaria de Produção Rural e seus órgãos vinculados junto com as secretarias municipais de produção e meio ambiente no interior do Estado. Nós temos muitos pontos de convergência e nós temos que afinar essa relação de integração. Estamos caminhando para isso”, explicou Casara.

Matriz econômica – A Nova Matriz Econômica Ambiental está contemplada no pacote de R$ 950 milhões que o Governo do Estado tem em caixa para investimentos, neste ano, oriundos de empréstimos junto ao Governo Federal. O recurso deve viabilizar o desenvolvimento de projetos na capital e no interior voltados para a área de agricultura, infraestrutura e piscicultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money